Qual argila escolher e como fazer máscara facial
Existem muitos tipos de argilas, cada uma mais adequada para um tipo de pele e para atingir um determinado objetivo como hidratação, clareamento ou cicatrização de espinhas. Elas são ricas em minerais como magnésio, ferro e alumínio, e oferecem propriedades nutritivas, calmantes, antioxidantes e anti-inflamatórias para a pele.
Apesar se serem mais populares no uso das máscaras faciais, as argilas, devido ao seu potencial calmante, regenerativo e anti-inflamatório, também ajudam a aliviar cólicas, dores abdominais, má digestão, diminuir a febre e inflamações no geral. Basta aplicar uma fina camada na região desejada e deixar agir por alguns minutos.
Mas voltando ao skincare, qual a argila ideal para o meu tipo de pele?
Uma dica simples é, quanto mais clara for a argila, mais hidratante e recomendada para clarear manchas e nutrir peles secas e sensíveis, e quanto mais escura, mais secativa e indicada para tratar peles oleosas e acneicas. Veja abaixo suas funções:
Argilas clareadoras: branca e rosa;
Argilas cicatrizantes: branca, rosa e amarela;
Argilas fortalecedoras e estimulantes: vermelha, dourada e preta;
Argilas detox e secativas: verde, vermelha e preta.
Veja a propriedade de cada uma delas abaixo:
Branca: É a mais suave de todas as argilas e tem um PH muito próximo ao da pele. Possui propriedades hidratantes, cicatrizantes e clareadores. Ótima para peles sensíveis, ressecadas e com manchas.
Rosa: Mistura da branca com a vermelha. De ação revitalizante, hidratante e cicatrizante, suavizam as linhas de expressão e cicatrizes já formadas. Recomendada para peles delicadas e maduras.
Vermelha: Rica em óxido de ferro e cobre, que ajudam a renovar a estrutura das células e prevenir o envelhecimento da pele. Ela também estimula a circulação, hidrata e previne linhas de expressão. É especialmente indicada para peles maduras.
Amarela/Dourada: Rica em dióxido de silício, que é catalisador de colágeno da pele. Contribui para regeneração dos tecidos, cicatrização e prevenção de envelhecimento. É indicada para todos os tipos de pele, sobretudo as cansadas.
Verde: De ação detox e adstringente. Controla a oleosidade excessiva da pele, além de ser tonificante e anti-inflamatória. Uma das melhores para eliminar impurezas da pele, sobretudo das oleosas.
Preta: A mais secativa de todas. Tem alta capacidade de absorver impurezas e melhorar a aparência dos poros. Ideal para peles oleosas e acneicas.
Depois de identificar a argila mais adequada para o seu tipo de pele, é hora de botar a mão na massa, ou melhor, na face.💁🏻♀️
Como fazer a máscara facial de argila?
- Misturar em um recipiente uma colher de sopa de argila e uma de água mineral até formar uma pastinha homogênea e consistente;
- Lavar bem o rosto com um sabonete natural facial;
- Aplicar a mistura no rosto com as mãos ou com a ajuda do pincel fazendo movimentos para cima, massageando bem;
- Se você tem a pele seca ou sensível, deixe agir por 5 minutos. Se sua pele for oleosa, deixe agir por 10 a 15 minutos, ou até ela começar a secar*.
- Por fim enxágue e aplique normalmente seu tônico, sérum facial ou hidratante. Depois é só repetir de 15 em 15 dias ou no intervalo de tempo ideal para sua pele.
*Se deixar por muito tempo, a argila vai absorver muita oleosidade e ressecar a pele. Veja porque isso acontece👇
Fases da máscara de argila na pele
FASE 1 “fase úmida”: efeito de nutrição e hidratação, quando a argila passa seus minerais para a pele, como o zinco, magnésio e manganês.
FASE 2 “fase de resfriamento e esfoliação”: quando a máscara começa a secar e repuxar a pele. Essa fase ajuda a remover as células mortas, acelerando o processo de renovação e cicatrização, uniformizando a pele.
FASE 3 “fase seca”: quando a máscara começa a esfarelar. E aqui mora o segredo. Evitar chegar nessa fase e remover a máscara ainda na fase anterior, porque ao secar totalmente, ela retira a água da pele, deixando ressecada.
#skincare #mascarafacialdeargila #argila #pelesaudavel #skincarenatural
Comentários
Postar um comentário